central-de-consultas-logotipo-19-anos

Saturação do oxigênio e Covid-19: qual a relação?

O sangue do nosso corpo, quando em estado normal, deve transportar pelo menos, 95% de oxigênio. Ou seja, este é o nível de saturação de oxigênio que precisamos para manter nossas células e nosso corpo saudáveis. Por isso, níveis abaixo disso são preocupantes e precisam de análise. 

O nível de saturação baixo, pode significar uma complicação observada em algumas pessoas com COVID-19. Nesse caso, o paciente não sente falta de ar, está estável, mas corre um sério risco de saúde, pois o nível de oxigênio no sangue está comprometido.

O Covid-19 exige muitos cuidados após seu diagnóstico. Por isso, além do termômetro, outro equipamento de acompanhamento da saúde que ganhou destaque durante a pandemia, foi o oxímetro. O pequeno aparelho acabou se tornando um aliado importante para médicos e pacientes, já que informa qual a porcentagem de oxigênio no sangue.

Leia mais: Sintomas que podem permanecer após COVID-19

Médicos que atendem pacientes graves com a doença contam que eles podem ter um nível de saturação de oxigênio entre 70% e 80%, entretanto, já foram mostrados casos com leituras inferiores a 50%.

Pacientes que precisam repor oxigênio, precisam também de um monitoramento diário com internação. Monitores hospitalares de sinais vitais oferecem mais segurança aos profissionais de saúde, que podem avaliar com precisão o estado dos pacientes.

O que é saturação do oxigênio?

A saturação do oxigênio mede a porcentagem da hemoglobina do oxigênio-limite no sangue. E é representada como a saturação arterial do oxigênio (SaO2) e a saturação venosa do oxigênio (SvO2).

Além disso, para adultos, a escala normal do SaO2 é de 95% a 100%. Um valor mais baixo de 90% é considerado a baixa saturação do oxigênio, que precisa de suplemento externo do oxigênio.   

O que acontece quando a saturação do oxigênio cai?

O nível da saturação do oxigênio mais baixa do que 90% é considerada uma hypoxemia, que pode acabar em complicações cardiopulmonares, apnéia do sono, entre outros problemas

Os sintomas mais comuns incluem dor de cabeça, frequência cardíaca alterada, tosse, falta de ar, confusão mental e cianose (que causa uma aparência azulada na pele e na mucosa visível).

Leia mais: Vacina contra COVID-19: o que você precisa saber!

Oxímetro

O oxímetro, aparelho para medir a saturação do oxigênio, pode ser achado em farmácias ou pela internet, sem receita médica, e tem um funcionamento intuitivo. Com o equipamento em casa, fica mais fácil para o paciente acompanhar o nível de oxigenação do organismo

O monitoramento pode ser feito de três a quatro vezes por dia em pessoas com suspeita de Coronavírus, que tenham sintomas como febre, tosse e dor de garganta. Ou seja, mesmo sem sentir desconforto para respirar, o paciente precisa procurar por atendimento profissional em uma unidade, se o aparelho mostrar menos que 95%.

Para os casos de pacientes com sintomas de COVID-19, indicamos o serviço de telemedicina, a Consulta Online via Whatsapp, pois não estamos fazendo atendimento presencial para casos relacionados ao coronavírus.

Como medir

Primeiramente, para usar corretamente o aparelho, apoie a mão em cima de uma mesa posicionada abaixo da altura do coração. Em seguida, encaixe o aparelho no dedo, de preferência o anelar, mantenha em repouso e observe o resultado por alguns minutos. Resultados falsos ocorrem com a presença de esmalte, se as mãos estiverem frias, ao medir com o indivíduo deitado, ou se ele se movimentar durante a medição.

A melhor opção para se proteger do COVID-19 e não arriscar sua saúde ainda é seguir as orientações e protocolos de higiene e segurança, ficando em casa e quando for necessário sair, sempre com usar máscara

Ao detectar qualquer sintoma, faça uma consulta online com um Clínico Geral e receba orientação médica com qualidade e segurança. 

 IMPORTANTE:

Para os casos de pacientes com sintomas de COVID-19, indicamos o serviço de telemedicina, a Consulta Online via Whatsapp, pois não estamos fazendo atendimento presencial para casos relacionados ao coronavírus.

Oferecemos assistência médica e odontológica de qualidade e com condições que cabem no seu bolso. Conte conosco e mantenha sua saúde sempre em dia! 

Consultas

Agende sua consulta diretamente pelo site da Central de Consultas, ou se preferir, entre em contato pelo (51) 3227.1515. Você também pode marcar a sua consulta diretamente pelo WhatsApp clicando aqui.

 

Compartilhar: