central-de-consultas-logotipo-19-anos

Doenças de verão: saiba quais os problemas mais comuns nessa época do ano!

Hoje, dia 21 de dezembro, inicia oficialmente o verão. A estação mais quente do ano se estende até dia 20 de março e é nesse período que acontecem as férias da maioria das pessoas, assim como as férias escolares. A população circula mais, viaja mais, frequenta praias, enfim, acabamos ficando mais expostos a alguns perigos invisíveis, por isso, as doenças de verão costumam ser muito mais frequentes.

Para prevenir, é importante manter sua saúde sempre monitorada e em dia. Realizar check-ups periódicos é uma excelente alternativa no que se refere à prevenção. Ainda assim, alguns cuidados especiais podem e devem ser tomados nessa época de altas temperaturas, para evitar as tais doenças de verão mais comuns. Quer ficar por dentro desses cuidados? Então acompanhe o nosso post.

 

Você sabia que existem algumas doenças mais comuns no verão?

A estação mais quente do ano não chega sozinha, ela traz algumas companhias nada agradáveis. Vamos listar agora quais são as 6 doenças mais comuns que ocorrem nesta temporada. Atente-se para evitá-las e, assim, curta esse período sem estresses. Mas caso você precise, agende uma consulta na Central de Consultas, estamos sempre prontos para cuidar de você!

 

Dengue

Transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, a dengue é uma doença grave que provoca sintomas como dores, manchas pelo corpo e febre alta, a qual pode evoluir para um quadro mais grave, conhecido como dengue hemorrágica. O verão, uma estação de chuvas e tempo quente, é muito propício para a reprodução e desenvolvimento do mosquito, que se desenvolve em águas limpas e paradas. 

Cuide de vasos de plantas, garrafas PET, pneus, calhas e qualquer outro tipo de recipiente que possa acumular água da chuva. Além disso, o uso de repelentes e telas em portas e janelas também são medidas muito importantes para evitar essa doença. 

 

Desidratação

Desidratação é a perda excessiva de líquidos e sais minerais. Normalmente, perdemos em torno de 2,5 litros de água por dia, por meio da urina, saliva, suor e até pelas fezes. Uma pessoa com um quadro de desidratação acaba ultrapassando esse limite.

Entre os sintomas mais comuns estão mal-estar, ressecamento dos olhos, da boca, longos períodos sem urinar e aumento da irritabilidade. Para prevenir, é recomendado ingerir bastante líquido, consumir alimentos leves, usar roupas frescas e procurar permanecer em ambientes bem arejados.

 

Insolação

O sol intenso, característico do verão, é o motivo da insolação. Ao considerar que, durante esse período, as pessoas se expõem ainda mais aos raios solares, seja na praia, na piscina ou em um dia no campo, os riscos de ter esse problema são ainda maiores. Trata-se de um distúrbio no mecanismo de controle da temperatura corporal, a qual é proveniente de longos períodos em um ambiente seco e quente, com destaque para a exposição direta ao sol.

Os sintomas incluem mal-estar, fraqueza, febre alta, batimentos cardíacos acelerados, vômitos, tonturas e até queimaduras na pele. É importante evitar o sol em períodos em que ele está mais forte, ou seja, das 10h às 16h. Além disso, beba muita água e nunca esqueça de aplicar protetor solar antes de sair de casa e reaplicar a cada 2h.

 

Intoxicação alimentar

A conservação inadequada de alimentos é uma das principais vilãs durante o verão, pois resultam em intoxicação alimentar. Essa condição é uma reação natural do organismo após ingerir comidas contaminadas com bactérias, fungos ou toxinas produzidas por esses micro-organismos. Após o consumo de um desses alimentos, os sintomas iniciam com náuseas, vômitos, diarreia, febre e evoluem para desidratação e um mal-estar generalizado.

Por isso, verifique a procedência de qualquer alimento antes de consumi-lo. Preste atenção principalmente no odor e aparência da comida, assim como a higiene do local responsável por prepará-la. Se ficar na dúvida, não arrisque! 


Micose 

As micoses são focos de infecção causadas por fungos em alguma parte do corpo. Normalmente, essas regiões costumam ser mais quentes e úmidas, pois são as que mais favorecem a reprodução dos micro-organismos. Por isso, no verão, em que essas condições são agravadas, as micoses se tornam mais frequentes. Entre os sintomas dessa doença estão: uma forte coceira, vermelhidão e ressecamento da pele.

Para evitar a micose, é preciso manter o corpo bem seco, especialmente as regiões de dobras, como virilha, espaço entre os dedos e axilas, evitar o uso de sapatos fechados por longos períodos, usar roupas leves e não compartilhar toalhas e outros objetos pessoais. Também é necessário ficar atento aos ambientes comunitários, como piscinas, banheiros e vestiários, onde a proliferação de fungos é aumentada. Nunca ande descalço nesses locais!


Otite

A inflamação ou infecção dos ouvidos também fazem parte das doenças mais comuns no verão devido ao acúmulo de água do mar ou da piscina no canal auditivo. A otite causa dores fortes e muito incômodo. Além disso, em alguns casos, também pode haver febre. Medidas simples para evitar uma otite incluem não ficar muito tempo submerso e não mergulhar caso já tenha percebido algum desconforto nos ouvidos. Assim, você poderá preservar a sua saúde auditiva.

 

Agora que você já sabe quais as doenças mais comuns e frequentes do verão, fique atento aos sintomas. Se perceber qualquer um deles, procure atendimento médico. 

Aproveite para conferir algumas dicas para manter os cuidados com a sua pele no verão

 

Aqui na Central de Consultas, temos consultas presenciais e por WhatsApp, ou seja, você pode agendar e consultar de onde estiver. Para mais informações, entre em contato pelo telefone: (51) 3227-1515 e escolha a melhor alternativa para você.

 

Compartilhar: