central-de-consultas-logotipo-19-anos

Pré-natal: cuidados com a saúde na gestação

Dia 15 de agosto comemoramos o Dia da Gestante. Um momento tão especial na vida de qualquer mulher merece ser cuidado com muito carinho, amor e, principalmente, muita responsabilidade com a saúde. A data também é um incentivo para que as futuras mamães realizem corretamente o acompanhamento pré-natal, tão importante para gestante e bebê.

Os primeiros três meses de gravidez são muito importantes. Afinal, é nesse período que uma série de transformações passa a ocorrer no organismo da futura mamãe: a produção de hormônios cai, outros passam a ser fabricados, a placenta começa a se formar e o bebê já desenvolve os principais órgãos

É no primeiro trimestre que a mulher corre maiores riscos de abortos espontâneos e malformações decorrentes de deficiências nutricionais. Por isso, ao planejar uma gravidez, é preciso fazer uma série de exames para conferir se está tudo bem, iniciar a suplementação de ácido fólico e outras vitaminas e ter hábitos alimentares saudáveis.

O pré-natal tem papel fundamental na prevenção e detecção de patologias maternas e fetais. Sua realização permite o desenvolvimento saudável do bebê com redução de riscos à gestante, uma vez que é possível identificar doenças já presentes no organismo, mas que estavam evoluindo de forma silenciosa, como hipertensão arterial, diabetes, doenças do coração, anemias e sífilis, por exemplo. 

Qual é a finalidade do pré-natal? 

O pré-natal tem o objetivo de monitorar a gestante, uma vez que ela passará a ter demandas fisiológicas relacionadas à gestação como por exemplo, a pressão arterial, o ganho de peso, a alimentação, o crescimento do bebê intrauterino, sua movimentação, ou seja, tudo que pode acontecer no período gestacional e se dividem em dois tipos.

Pré-natal de risco habitual

É destinado à gestante que não apresenta nenhum tipo de comorbidade (duas ou mais doenças simultâneas) ou doença que possa se agravar no período da gestação.

Pré-natal de alto risco

Destinado a mulheres que já possuem ou que vão desenvolver durante a gravidez algum fator patológico que pode afetar diretamente a gestação, por exemplo, mulheres que já são hipertensas. Nessa fase elas precisam de um acompanhamento de alto risco, de um olhar especializado do médico obstetra ou outros especialistas dependendo do problema. 

Como o pré-natal impacta na gestação? 

Um acompanhamento bem feito impacta não só na mulher, mas no nascimento e no bebê que está vindo. Às vezes as pessoas se preocupam muito com o parto e esquecem do pré-natal. O parto é um processo natural, mas o que vai determinar a viabilidade do nascimento da criança foi o que aconteceu antes. 

Quais problemas ou doenças ele previne?

Durante o pré-natal monitoramos de perto a pressão arterial, para verificar qualquer tipo de alteração e assim, evitarmos que evolua para uma eclampsia ou pré-eclâmpsia. Tem mulheres que desenvolvem doenças hipertensivas na gestação e conseguimos controlar com medicamentos, atividades físicas e alimentação até o final da gestação. 

Além disso, é possível prevenir e tratar infecções urinárias, obesidade na gravidez, diabetes gestacional. Ou seja, fazer o monitoramento correto, com os exames laboratoriais, vai contribuir para que tenhamos um nascimento como realmente esperamos, muito positivo. 

O que pode ocorrer quando não acontece o acompanhamento pré-natal? 

Em casos mais graves, podem gerar o parto prematuro, sequelas e até o óbito fetal

Existem muitos casos de bebês que têm restrição de crescimento intrauterino por causa de doenças hipertensivas. No caso das diabéticas, vamos ter a macrossomia fetal, que são bebês que crescem muito, e acarreta em outros problemas para eles. O pré-natal monitora uma série de fatores que impactam diretamente na saúde do bebê e sua infância. 

Importância da saúde mental na gestação 

A saúde mental na gestação pode ser afetada, tanto nas primeiras semanas quanto nas últimas. As alterações de humor são comuns durante a gravidez. No entanto, se os sintomas persistirem ou se agravarem podem ser sinal de depressão, ansiedade ou pânico.

Mulheres grávidas também podem desenvolver transtorno de bipolaridade, distúrbios alimentares e transtorno obsessivo-compulsivo (TOC). Se já houve o diagnóstico de uma dessas condições em algum momento da vida, há mais probabilidade de retornarem durante a gestação, então, o ideal é procurar ajuda profissional de um psicólogo.

Nos cuidados pré-natal é importante estar atento a tudo, não só os fatores físicos, mas também os emocionais da mulher. É um período lindo, porém muito delicado para algumas. 

Monitorar toda a parte física de crescimento do bebê, como está o estado geral da mulher, os sinais vitais, quais queixas ela traz nas consultas como os incômodos que são normais na gravidez, por exemplo, o enjoo, a azia, dor de cabeça. São sintomas normais da gestação que precisamos trabalhar para que ela tenha uma melhora.

Observar os aspectos psicológicos, como a mulher está lidando com a gravidez, se foi desejada ou não, como está sendo para ela a evolução, bem como, trabalhar o aspecto educativo e de preparação da gestante para o parto e aleitamento materno.

Aqui na Central de Consultas, nós acompanhamos a mãe e o bebê desde os primeiros momentos, com o Check-Up Pré-Natal, consultas e acompanhamento nas áreas de Ginecologia, Obstetricía e Pediatria

Oferecemos assistência médica e odontológica de qualidade e com condições que cabem no seu bolso. Conte conosco e mantenha sua saúde sempre em dia

Agende sua consulta diretamente pelo nosso site, www.centraldeconsultas.med.br ou, se preferir, entre em contato pelo: (51) 3227.1515.

Compartilhar: