central-de-consultas-logotipo-19-anos

O que é Odontopediatria? Tudo que você precisa saber!

Você sabe o que é Odontopediatria? Conheça agora tudo o que você precisa saber sobre a especialidade que cuida do sorriso das crianças

A odontopediatria é uma especialidade dentro da odontologia, voltada principalmente para cuidar da saúde bucal, desde bebês até adolescentes. Dessa forma, o profissional da área é essencial para acompanhar todo o crescimento e a formação dentária das crianças, garantindo que o sorriso dos pequenos fique longe dos problemas. Inclusive, temos um check-up odontológico dedicado à saúde bucal das crianças, confira o Check-up Odontokids da Central de Consultas.

Mas não pense que a odontopediatria se destina apenas aos cuidados das crianças pequenas, essa especialidade também abrange uma área chamada hebiatria, que consiste no tratamento da saúde bucal dos adolescentes. E não para por aí! O odontopediatra é capacitado para atender tanto a gestante em seu Pré-natal Odontológico quanto o bebê em seus primeiros dias de vida, até os adolescentes (até os 18 anos). 

O Odontopediatra possui os mesmos conhecimentos odontológicos de um cirurgião-dentista antes de focar na odontopediatria, pois essa é uma especialidade integrada que abrange procedimentos cirúrgicos, endodônticos (canal), restauradores, ortopédicos e preventivos.

Sobre o Odontopediatra

O profissional tem todas as técnicas que um dentista convencional possui, porém, com foco no sorriso dos menores, que possui algumas particularidades. 

Uma ajudinha do odontopediatra pode ser útil de várias maneiras! Seja para cuidar das gengivas dos bebês (antes do nascimentos dos dentinhos), seja para ensinar a maneira correta da escovação, seja para fazer uma limpeza dos dentes e garantir que não há nenhum probleminha instalado por ali, ou até mesmo para tratar algo que esteja incomodando. 

A formação de cáries, por exemplo, é muito comum durante a infância, e a pessoa responsável por tratar isso é justamente o odontopediatra. 

O melhor sempre é prevenir, por isso não deixe para escolher e conhecer o odontopediatra que vai cuidar do sorriso do seu pequeno, apenas na hora do aperto. Mas, caso seu filho tenha qualquer problema na cavidade bucal, você já sabe, basta correr para buscar ajuda de um especialista! Aproveite para conhecer o nosso check-up odontológico criado exclusivamente para os pequenos, confira o Check-up Odontokids.

Prevenção e saúde bucal das crianças:

Higiene Oral

Depois que os primeiros dentinhos nascem, é fundamental saber como cuidar deles e, portanto, como deve ser feita a higienização nessa fase inicial. Segundo as recomendações atuais, todas crianças devem utilizar pastas com flúor desde o nascimento do primeiro dente. 

O auxílio de um profissional é imprescindível na hora de escolher as ferramentas certas para o momento da escovação. Além disso, o processo de higienização também deve seguir cuidadosamente as orientações do odontopediatra. Por isso, é muito importante que você busque um profissional qualificado.

Além disso, algumas crianças podem ser bem resistentes à higiene oral, mas os pais devem ter consciência de que é uma parte muito importante da rotina, e que, por mais muitas que reclamem ou chorem, ela não deve ser deixada de lado. 

Uso de aparelho

Muitos pais acreditam que o uso de aparelhos só é recomendado a partir da adolescência, porém, pode-se iniciar tratamentos a partir dos 6 anos de idade, quando a criança ainda tem muitos dentes de leite. 

Alguns desses tratamentos visam trabalhar não só os dentes, mas as bases esqueléticas (maxila e mandíbula), facilitando muito os tratamentos de ortodontia corretiva. Mas atenção, apesar desse tratamento também ser feito com o uso de aparelhos, ele não deve ser confundido com a ortodontia propriamente dita, especialidade odontológica que visa a correção de problemas na arcada dentária. Saiba mais sobre o serviço de ortodontia acessando a nossa página de aparelhos ortodônticos.

Quanto antes você procurar um odontopediatra, melhor, pois assim é possível prevenir e minimizar muitos problemas relacionados à saúde bucal dos pequenos. 

Agende sua consulta diretamente pelo site da Central de Consultas, ou se preferir, entre em contato pelo (51) 3227.1515. Você também pode marcar a sua consulta diretamente pelo WhatsApp clicando aqui.

 

Compartilhar: