central-de-consultas-logotipo-19-anos

Hipertensão Arterial: o que é e quais são os maiores fatores de risco?

No dia de hoje (26/04), celebramos o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial. A data, instituída pela Lei nº 10.439/2002, tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico preventivo e do tratamento da doença. 

Acompanhe o nosso post a seguir e saiba mais sobre essa doença e quais são os principais fatores de risco.

O que é Hipertensão Arterial?

A hipertensão arterial é o aumento da pressão que o sangue faz ao circular pelas artérias do corpo. Também conhecida como pressão alta, dados estimam que mais de 38 milhões de brasileiros tenham essa doença. Ou seja, ela é causada quando a força do sangue contra os vasos sanguíneos é muito alta e dificulta a circulação. Contudo, o paciente raramente apresenta sinais ou sintomas de alerta, mas pode se tornar uma inimiga caso não seja medida com frequência e tratada. 

Ou seja, o indivíduo é considerado hipertenso quando sua pressão fica maior do que 12 por 8. A partir desse limite, o risco de acontecerem doenças cardiovasculares, renais, entre outras, é significativamente maior. 

Por isso, quando a pressão fica descontrolada, o coração é o órgão mais afetado. Isso porque, a circulação está prejudicada pelo aperto nas artérias, ele não recebe sangue e oxigenação suficientes – um quadro que leva ao sofrimento do músculo cardíaco e pode causar um infarto. 

Conheça os maiores fatores de risco para a Hipertensão Arterial

Na maioria dos casos, não se sabe exatamente como a pressão arterial se desequilibra. Entretanto, alguns fatores de risco podem fazer com que a doença se desenvolva, são eles:

Fatores de risco não controláveis

  • Idade: homens acima dos 55 anos e mulheres acima dos 65, têm mais chance de desenvolver pressão alta;
  • Genética: se você tem algum familiar próximo que tenha pressão alta, suas chances de desenvolver a doença são maiores.

Fatores de risco controláveis

  • Excesso de peso: o sobrepeso dificulta a circulação do sangue, o que pode aumentar a pressão nos vasos;
  • Excesso de sal: o sal retém água no organismo, o que pode obstruir os vasos sanguíneos;
  • Sedentarismo: não praticar exercícios físicos aumenta as chances de desenvolver pressão alta;
  • Tabagismo: substâncias tóxicas presentes no cigarro contraem os vasos sanguíneos, o que aumenta a pressão arterial;
  • Consumo de álcool: além de ser muito calórico, o álcool aumenta a pressão arterial no organismo;
  • Estresse: passar por muitas situações de estresse no dia a dia pode ser um fator de risco para a pressão alta.

Ou seja, ter um ou mais dos fatores de risco, não significa que você tem pressão alta. Por isso, Realizar check-ups preventivos, ajuda no controle e diagnóstico precoce.

Sintomas e sinais de alerta da Pressão alta

  • Dores de cabeça;
  • Dores no peito;
  • Falta de ar; 
  • Tontura;
  • Visão borrada; 
  • Zumbido no ouvido.

Principais cuidados após o diagnóstico da doença

A pressão alta, na grande maioria dos casos, não tem cura, mas pode ser controlada. Além disso, nem sempre o tratamento significa o uso de medicamentos, sendo necessário a adoção de um estilo de vida mais saudável, com mudança de hábitos alimentares, redução no consumo de sal, atividade física regular, moderar o consumo de álcool, entre outros. Dessa forma, o tratamento da pressão alta, de forma contínua, amplia a qualidade e a expectativa de vida.

A hipertensão arterial costuma ser uma doença silenciosa e só apresenta sinais quando já está em estágios mais avançados. Por isso, se você sentir alguns destes sinais, fique atento! Por isso, procure imediatamente um médico na área de cardiologia e agende uma consulta. Aqui na Central de Consultas, a especialidade de cardiologia está disponível.

Oferecemos assistência médica de qualidade e com condições que cabem no seu bolso. Conte conosco e mantenha sua saúde sempre em dia

Consultas

Agende sua consulta diretamente pelo site da Central de Consultas, ou se preferir, entre em contato pelo (51) 3227.1515. Você também pode marcar a sua consulta diretamente pelo WhatsApp clicando aqui. Se preferir, você pode fazer o pré-agendamento da sua consulta, exame ou check-up médico diretamente pelo site, através deste link: www.centraldeconsultas.med.br/pre-agendamento.

Compartilhar: