central-de-consultas-logotipo-19-anos

Frio e dores no corpo? Entenda qual é a relação!

A relação entre frio e dores no corpo é muito antiga. Você já deve ter ouvido alguém falar: “Com certeza vai chover, meu joelho está doendo” ou “Estou com dor no corpo por causa do frio”. Pois bem, mesmo parecendo estranho, tudo isso faz sentido. Um estudo da Escola de Medicina de Harvard mostrou que, 67% das pessoas entrevistadas sentem mais dores quando acontece uma mudança de temperatura

Qual a relação entre o frio e as dores no corpo?

Quando está frio, nos movimentamos menos, nossos músculos ficam contraídos. Isso acaba causando tensão nos músculos e um possível desconforto ao se movimentar. 

Cientificamente, dizem que os tecidos musculares se contraem em resposta ao estímulo do sistema nervoso para que o nosso organismo consiga se “defender” do frio. Os vasos também se contraem, levando menos sangue a algumas partes do corpo, o que causa uma diminuição do fluxo sanguíneo nas articulações e, por consequência, uma dor. 

Frio e as doenças que afetam as articulações 

Os portadores de artrite reumatoide, fibromialgia, lúpus e tantas outras doenças que afetam cartilagem e articulações já sabem: é só o frio chegar que a dor aumenta

Mas atenção, a doença em si não piora com o inverno ou as temperaturas baixas, estudos da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR) mostram que, não existe nenhuma evidência científica de que a inflamação se intensifique ou de que a lubrificação das juntas seja prejudicada (como dizem) por causa do frio. 

O que acontece é que, no frio, existe uma tendência para os músculos ficarem mais contraídos e, como já explicamos anteriormente, é exatamente por isso que a dor fica mais forte.

Como prevenir ou amenizar a dor?

Para diminuir a sensação de maior intensidade da dor por conta das baixas temperaturas, você deve se manter bem protegido do frio, com agasalhos apropriados, e caso seja necessário a banhos de água morna e uso de bolsas térmicas nas áreas onde está sentindo dor. O calor descontrai músculos, tendões e ligamentos, aliviando a pressão sobre as articulações e melhorando a circulação sanguínea. Mas só isso não basta, as atividades físicas são uma ótima forma de evitar e prevenir as dores de inverno. 

Comece pelo alongamento, alongar o corpo é uma prática importante antes de começar uma atividade física, mas não deve ser somente neste momento. Alongar ajuda a evitar a contração muscular e, também, ajuda na lubrificação das articulações.

Além do alongamento, as atividades físicas são excelentes para evitar as dores causadas pelo frio já que, através delas, acontece a melhora da irrigação sanguínea e aumenta a flexibilidade. Ao ter Mais flexibilidade, você tem menos dores!

O fortalecimento e a manutenção da saúde muscular ajudam – e muito – nas dores causadas pelo frio. Isso porque, quanto mais fortes e saudáveis forem os músculos, menor é a tendência de fazermos os movimentos de contração que causam as dores. 

Procure um profissional

Quem vive com dores frequentemente toma remédios sem consultar o médico antes. Mas fique atento, muitos remédios, se ingeridos sem a indicação de um médico, podem ter efeitos colaterais importantes. Além disso, eles chegam a perder a eficácia quando usados de maneira abusiva. 

Com a nossa saúde, prevenir é sempre o melhor. Agende uma consulta com um especialista e avalie qual a real causa da sua dor, só assim você vai saber qual a abordagem que vai aliviar seu incômodo. Aqui na Central de Consultas temos uma equipe de médicos reumatologistas prontos para tratar seu problema. 

Oferecemos assistência médica e odontológica de qualidade e com condições que cabem no seu bolso. Conte conosco e mantenha sua saúde sempre em dia

Consultas

Agende sua consulta diretamente pelo site da Central de Consultas, ou se preferir, entre em contato pelo (51) 3227.1515. Você também pode marcar a sua consulta diretamente pelo WhatsApp clicando aqui.

 

 

Compartilhar: