central-de-consultas-logotipo-19-anos

Doenças comuns do inverno

Hoje, dia 21 de junho, é o início do inverno aqui no Brasil. E quem mora no Sul já sabe, que quando o frio chega traz junto algumas doenças comuns do inverno, como alergias. Entre os diagnósticos mais observados estão gripe, resfriado, rinite alérgica, asma, sinusite, piora na bronquite crônica, amigdalite, otite e pneumonia.

Nosso corpo sente, pois nessa época é comum a baixa umidade do ar, as alterações bruscas de temperatura e o aumento da poluição atmosférica, fatores preocupantes para quem sofre de doenças respiratórias crônicas. 

Nos dias frios as pessoas costumam ficar mais tempo em ambientes fechados, com pouca ventilação, o que favorece o desencadeamento de doenças respiratórias e também a transmissão de gripes, resfriados e outras bactérias e viroses.

As pessoas mais propícias a sofrer com essas doenças são as crianças e os idosos, por terem a imunidade mais fragilizada. 

Conheça agora algumas doenças comuns do inverno

Gripes e resfriados 

Embora gripes e resfriados tenham sintomas semelhantes, é importante compreender as diferenças entre eles. Gripes são infecções das vias respiratórias, como nariz e garganta, causadas por vírus do tipo Influenza, e que provocam sintomas como febre acima de 37,5ºC, secreção nasal, coriza, dor de garganta e dor nos músculos e articulações e que, normalmente, pode durar até 7 dias.

Já os resfriados são o mesmo tipo de infecção, porém, mais branda e é causada por vírus como o adenovírus, o rinovírus e o vírus sincicial respiratório. Os sintomas mais comuns são: coriza, espirros, dor de garganta e conjuntivite, que podem durar em média de 3 a 5 dias.

Como tratar: Não existe um tratamento específico para gripes e resfriados, sendo necessário a realização de repouso, uso de analgésicos para aliviar a dor, além de descongestionantes e lavagem nasal para fluidificar e remover as secreções. 

Rinite alérgica

A rinite alérgica é a inflamação da mucosa que reveste o nariz e é causada por uma reação alérgica que provoca sintomas como espirros, coriza e coceira no nariz. Os sintomas têm duração variada, eles podem durar de alguns minutos até vários dias. Os causadores que provocam a alergia variam para cada pessoa e, geralmente, o pólen de plantas, a poeira, ácaros e pêlos de animais são os mais comuns. 

Como tratar: Esta doença é crônica e não tem cura, entretanto existem tratamentos que podem ajudar a tratar e controlar os seus sintomas, como anti-histamínicos, corticoides nasais e, principalmente, evitar o contato com as substâncias alérgicas.

Amigdalite

Mudanças bruscas de temperatura podem provocar amigdalite. Essa é uma doença causada por vírus e bactérias que se alojam nas amígdalas, causando dor de garganta ao engolir, mau hálito e febre. 

Como tratar: No caso da amigdalite, uma vez diagnosticado o problema pelo médico, o tratamento em geral é feito com anti-inflamatórios.

Otite

Outra doença comum no inverno é a otite. Nesse caso, existem três tipos, a otite externa, a otite média e a otite interna. Os sintomas mais comuns são:

  • Dor de ouvido intensa;
  • Febre;
  • Náuseas;
  • Coceira intensa;
  • Secreção no ouvido;
  • Perda de audição temporária.

Como tratar: Para o tratamento da otite, deve-se levar em conta o tipo de otite. Entretanto, em casos mais leves, o tratamento pode ser feito na base de analgésicos e anti-inflamatórios. Para cada caso, o tratamento pode variar, por isso, é importante que você visite o otorrinolaringologista para receber o tratamento adequado.

Sinusite

A sinusite é a inflamação da mucosa dos “seios da face”, que são estruturas que ficam ao redor do nariz, causando sintomas como dor na região da face, secreção nasal e dor de cabeça, e pessoas que já tem um grau de rinite alérgica têm maior tendência a desenvolver esta inflamação. 

Esta doença é causada, principalmente, por infecções virais, por vírus de gripes e resfriados, e por alergias, sendo somente uma pequena parte causada por bactérias.

Como tratar: Costuma ser orientado pelo médico o uso de anti-histamínicos, anti-inflamatórios, descongestionantes e lavagem nasal com solução salina, estando indicado o uso de antibióticos apenas quando há suspeita de infecção por bactérias. 

Pneumonia

Uma das doenças comuns do inverno que preocupa muito é a pneumonia acontece quando a inflamação e infecção das vias respiratórias atingem os pulmões, geralmente, causadas por bactérias, vírus ou, mais raramente, fungos. Os sintomas da pneumonia incluem tosse com catarro amarelo ou esverdeado, febre de cerca de 38ºC ou mais e calafrios, e, se a infecção for grave, pode causar também falta de ar, dificuldade para respirar e respiração ofegante. 

Como tratar: O tratamento depende da causa, na maioria das vezes é feito com antibióticos e analgésicos em casa, com orientação médica. Em casos mais graves, em que há sinais de alerta, como oxigenação do sangue prejudicada, confusão mental ou insuficiência dos rins, por exemplo, pode ser necessária internação para realização de remédios na veia ou uso de oxigênio. 

Asma

Hoje, dia 21 de junho, também, reforça os cuidados com uma importante doença crônica: a asma. A data, definida pelo Ministério da Saúde como o Dia Nacional de Controle da Asma, é uma oportunidade para esclarecer sobre o tema

Crises de asma acontecem em pessoas predispostas, que têm doença inflamatória dos pulmões, e podem ser desencadeadas por fatores alérgicos, como frio e poeira, por exemplo. Estas crises são mais comuns em crianças, apesar de também acontecerem em adultos, e causam sintomas como chiados no peito, falta de ar e tosse.

Como tratar: o tratamento é feito com orientações dos pneumologistas, que pode envolver uso de broncodilatadores e corticoides, por exemplo.

Como evitar essas doenças?

  • Evite locais fechados e com excesso de pessoas, principalmente agora, durante a Pandemia;
  • Deixe o ambiente o mais ventilado e arejado possível;
  • Lave sempre bem as mãos ou higienize com álcool várias vezes ao dia, principalmente após estar em locais públicos;
  • Use máscara sempre, você se protege do Covid e de outras doenças transmitidas pelo ar;
  • Quando estiver em casa, sem máscara, sempre cubra a boca e o nariz ao espirrar ou tossir, preferencialmente com lenço de papel descartável;
  • Coma bem e de forma saudável. Mantenha sua dieta rica em frutas e verduras, pois possuem muitos antioxidantes e minerais que ajudam a melhorar a imunidade; 
  • Beba mais de 2 litros de água por dia.

Também é recomendada a vacinação anual contra o H1N1, capaz de proteger contra os principais vírus causadores de gripe. Essa vacinação é especialmente importante para pessoas com maior risco para o desenvolvimento de quadros mais graves de gripe e pneumonia viral, como idosos, crianças, gestantes, diabéticos e portadores de doenças pulmonares, cardíacas ou autoimunes.

Se você sentir qualquer sintomas dessas doenças comuns do inverno, não se automedique, procure um médico! Somente um profissional pode diagnosticar qual é a doença, sua gravidade e tratamento correto. Aqui na Central de Consultas temos uma equipe multidisciplinar com médicos pediatras, clínicos gerais, infectologistas, otorrinolaringologistas, pneumologistas e muitos outros, sempre prontos para ajudar você. 

Oferecemos assistência médica e odontológica de qualidade e com condições que cabem no seu bolso. Conte conosco e mantenha sua saúde sempre em dia

Agende sua consulta diretamente pelo nosso site, www.centraldeconsultas.med.br ou, se preferir, entre em contato pelo: (51) 3227.1515.

Compartilhar: