central-de-consultas-logotipo-19-anos

Cuidados com a saúde íntima da mulher no verão

O verão chegou e com ele alguns cuidados com a saúde íntima da mulher merecem atenção especial. Aqui na Central de Consultas, você sabe que as mulheres têm um espaço especial, com especialistas capacitados e até um check-up preventivo só para elas! Neste post, vamos trazer algumas dicas de como prevenir inconvenientes nessa época de altas temperaturas. 

Roupas leves, higiene adequada e hábitos saudáveis ganham ainda mais importância, principalmente na região íntima, isso porque as condições climáticas associadas a idas frequentes às praias ou piscinas, podem favorecer infecções causadas por fungos e bactérias, que encontram no calor e na umidade o ambiente ideal para a proliferação e desenvolvimento. 

É nessa época do ano que costumam aparecer corrimentos, irritações e até mesmo, doenças inconvenientes que podem ser consideradas tabus para algumas mulheres. Uma higiene adequada pode evitar esses problemas e manter saudável a flora da região vaginal

Durante o banho, o ideal é utilizar apenas água corrente e sabonete, o hábito da chamada “ducha vaginal” é totalmente desaconselhado por especialistas. Mas atenção, não bastam apenas banhos diários. É preciso secar-se sempre muito bem, usar roupas leves e evitar hábitos como ficar com o biquíni molhado por muito tempo. 

 

Conheça os principais cuidados que as mulheres devem ter com a saúde íntima no verão:

Corrimento

Toda mulher em idade reprodutiva apresenta uma secreção vaginal que é normal. O corrimento recorrente pode acontecer por uma série de fatores, como o estresse, diabetes e até mesmo a própria gestação. Porém, é preciso ficar atenta e procurar orientação de um ginecologista em casos de:

 

– Coceiras;

– Coloração diferente;

– Feridas na vulva;

– Odor fétido.

 

O uso de calças muito apertadas também pode levar à ocorrência de corrimentos recorrentes, pois o aumento da temperatura local e a falta de ventilação, sobretudo nos dias mais quentes, predispõem ao crescimento de microorganismos, provocando problemas na região.

 

Absorventes

Durante a menstruação, o cuidado deve ser ainda maior. O absorvente, tanto o interno quanto o externo, devem ser trocados de acordo com a necessidade. Entretanto, não deve ultrapassar o período de quatro horas. Também não é recomendado dormir com absorventes internos, pois podem causar a síndrome do choque tóxico, em que a proliferação de bactérias é intensa.

Agora uma das dicas mais importantes: não é recomendado usar absorvente diariamente! Qualquer absorvente só deve ser usado no período menstrual. Se a mulher sente que precisa usar um diariamente porque tem corrimento, é sinal que a saúde íntima não vai bem. Por isso, procure um médico e realize seus exames periódicos. 

 

A preocupação maior das mulheres deve ser voltada para acompanhamento contínuo de um ginecologista, sem vergonha ou tabus, já que uma boa saúde íntima é fundamental para uma melhor qualidade de vida.

Aqui na Central de Consultas, você encontra atendimento completo para prevenir ou tratar problemas ginecológicos. Não tenha vergonha! Nossos profissionais estão prontos para atender você e orientar da melhor forma possível. Previna-se e mantenha os cuidados com a sua saúde íntima. Agende sua consulta através do telefone: (51) 3227-1515.

Compartilhar: