central-de-consultas-logotipo-19-anos

Cuidados com a pele no verão!

O verão de 2022 já está mostrando que será um dos mais quentes que já tivemos e sabemos que as pessoas vivem intensamente essa época do ano. Mas viemos trazer um alerta sobre hábitos e cuidados com a pele no verão que precisam ser redobrados, para que nosso corpo fique protegido e saudável, não apenas no verão, mas o ano todo!

Características da pele no verão

Você sabia que a nossa pele muda a cada estação? Se no inverno ela fica mais ressecada devido aos banhos quentes, no verão ela também pode apresentar um aspecto áspero, mas por outros motivos. Por isso, os cuidados de cada época precisam ser adaptados!

Manchas e sardas 

Você sabia que áreas como rosto, mãos, braços, colo e ombros podem apresentar mais manchas durante o verão? Saiba que isso ocorre pois são regiões que ficam mais expostas aos raios UVB e UVA o que acaba causando uma produção acelerada de melanina, um mecanismo de defesa natural da pele contra a radiação solar.

O caminho para se proteger desses fatores é redobrar os cuidados com a pele no verão e sempre usar protetor solar até se o clima estiver ameno pois, mesmo com o tempo nublado, os raios ultravioletas ainda atingem a pele. Por isso, é importante reaplicar o produto a cada 2h.

Pele bronzeada 

Dentre as características mais perceptíveis na pele durante o verão estão a mudança de cor e o ressecamento.

A mudança de cor da pele acontece por conta de uma inflamação ocasionada pelos raios UVB e UVA, o que pode fazer com que a derme perca sua capacidade de regeneração se não estiver protegida.

Por isso, para garantir um bronzeado saudável, é indispensável o uso do protetor solar e sua reaplicação a cada 2h, caso contrário, a pele pode sofrer com descamação, queimaduras e, em situações mais extremas, até insolação.

Quais os principais cuidados?

Conhecendo as principais características da pele no verão, é possível tomar os devidos cuidados para que você não tenha prejuízos permanentes no maior órgão do seu corpo, a pele!

Hidrate sua pele

Os raios solares podem deixar a pele ressecada e sensibilizada, se você já costuma hidratá-la, faça isso duas vezes mais no verão. No banho, opte por sabonetes ou óleos corporais com limpeza suave; no pós-banho, aplique hidratantes com textura leve no corpo inteiro.

Beba água!

É muito importante repor a água que o nosso corpo perde com a transpiração, por isso, é muito importante tomar bastante água durante o dia. Então, prepare sua garrafinha e mantenha-a sempre por perto e, além de água, você pode beber sucos naturais ou chás gelados!

Escolha bem o que vestir

Para proteger o rosto do sol, invista em bonés ou chapéus. Também procure usar roupas de algodão na hora das atividades ao ar livre. Por ser de origem vegetal, o tecido protege a pele da radiação ultravioleta mais do que os tecidos sintéticos, como o nylon, por exemplo.

Use filtro solar!

O uso de protetor solar deve fazer parte da sua rotina tanto nos momentos de lazer, quanto em atividades diárias. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, o ideal é investir em produtos com fator de proteção solar acima de 30 e proteção contra os raios UVB e UVA.

Se possível, evite sair durante às 10h e 16h, é nesse tempo que os raios solares estão mais fortes e podem ser prejudiciais.

Aplique o protetor solar pelo menos 30 minutos antes da exposição ao sol, de maneira uniforme em todas as partes do corpo. Reaplique o produto a cada duas horas ou sempre que entrar na água.

Atenção aos banhos

Com os dias mais quentes, é normal que a quantidade de banhos também aumente mas, para garantir que os cuidados com a pele no verão e para que ela não perca sua camada natural de proteção, é recomendado usar sabonetes neutros e sem excesso. Já a temperatura da água deve ser de morna a fria, assim, você evita o ressecamento.

Produtos do verão passado

Sabemos que protetor é caro, e, às vezes, fica aquela dúvida se não vale simplesmente recuperar o tubo largado no fundo do armário. Só que esse item também tem uma vida útil: após um tempo, as substâncias que garantem a proteção solar se degradam e perdem o poder de atuação. Portanto, olho na data de validade! 

Dependendo de onde e como ele foi guardado, podem se formar colônias de fungos e bactérias no interior da embalagem, provocando irritações e outros problemas cutâneos. 

Acerte na compra

Pele seca, oleosa ou mista? No mercado não faltam produtos para cada um desses perfis. Converse com um dermatologista sobre a opção mais adequada para você para os cuidados com a pele no verão, já que a versão errada pode prejudicar a aparência e a saúde da sua pele. 

E nunca esqueça, se você estiver com manchas ou problemas na pele, consulte o dermatologista pois é ele que irá te dar o tratamento correto de acordo com o seu problema e tipo de pele.

Aqui na Central de Consultas, você realiza sua consulta com os profissionais da equipe de dermatologia que irão direcionar o seu tratamento de forma adequada! Oferecemos assistência médica e odontológica de qualidade e com condições que cabem no seu bolso. Conte conosco e mantenha sua saúde sempre em dia!

Agende sua consulta diretamente pelo nosso site, www.centraldeconsultas.med.br/agenda ou, se preferir, entre em contato pelo (51) 3227.1515. Você também pode marcar a sua consulta diretamente pelo WhatsApp, basta mandar um “Oi” para o (51) 3227.1515 e realizar o agendamento da sua consulta.

Compartilhar: