central-de-consultas-logotipo-19-anos

Consultas Online – Chamada de vídeo por WhatsApp na Central de Consultas

Também conhecida como telemedicina, as consultas online são feitas quando o paciente não pode ir ao consultório por algum motivo, como a situação que estamos vivendo no momento, causada pela epidemia do coronavírus.

Antes de março, as consultas online não eram regulamentadas no Brasil. Sendo assim, o Conselho Federal de Medicina (CFM) abriu uma exceção durante esse período. Dessa forma, é possível manter os pacientes protegidos dentro de casa e ajudar no fluxo de atendimento do SUS.

Sabia que agora você pode fazer consultas online por Whatsapp? Nas especialidades como Clínico Geral, Ginecologia, Psicologia e Psiquiatria, esse serviço 100% online já está disponível para você, aqui na Central de Consultas.

O que é uma consulta online e como ela funciona?

A consulta online funciona da mesma forma que uma consulta presencial, mas de forma remota. Para isso, são utilizadas tecnologias seguras de comunicação virtual, como videoconferências por computador, tablet e smartphone ou através de aplicativos como o WhatsApp.

As consultas online podem ser feitas em casos de primeira visita ao médico, acompanhamento de tratamentos, ou de supervisão.

Ou seja, as video chamadas podem atender desde cuidados básicos de enfermagem até especialidades médicas mais complexas, como radiologia, dermatologia, cardiologia, neurologia, pneumologia, psiquiatria, reabilitação, oftalmologia, etc.

Desde o dia 19 de março de 2020, o CFM permitiu a prática legal de três modalidades da teleconsulta durante a pandemia do coronavírus. São elas: 

  •     Teleorientação: encaminhamento de pacientes em isolamento
  •     Telemonitoramento: parâmetros de doença e saúde são monitorados a distância sob supervisão e orientação médica
  •     Teleinterconsulta: troca de informações entre médicos para ajudar no diagnóstico e tratamento de pacientes

Quais são os benefícios da consulta online?

Um dos maiores benefícios da telemedicina é oferecer consultas de qualidade para pessoas que têm dificuldades em chegar até o local de atendimento, seja por morar em um lugar mais afastado ou possuir limitações físicas.

Além disso, permite que o paciente receba um diagnóstico mais completo e preciso sobre o seu caso, já que possibilita a interação online entre médicos de diversas especialidades.

Falando sobre a pandemia, uma das maiores vantagens é que o paciente pode realizar a sua consulta sem sair de casa, evitando o contato com outras pessoas e minimizando os riscos de contágio.

A consulta online também diminui custos e tempo gasto no atendimento. Esse benefício pode ser usufruído tanto pelo médico, quanto pelo paciente. Os dois não precisam se deslocar para participar da consulta e o problema de saúde pode ser resolvido de forma mais prática e rápida.

Por último, mas não menos importante, temos a segurança das informações dos pacientes. Com as consultas online, os dados médicos são armazenados e distribuídos dentro das normas de segurança e interoperabilidade definidas no Brasil. Sendo assim, são bem mais seguros do que os prontuários físicos.

Como o WhatsApp pode ajudar nas consultas online?

O CFM publicou o parecer 14/2017, permitindo o uso do WhatsApp e outros aplicativos de comunicação parecidos para manter o relacionamento entre médico e paciente, que já realizaram a primeira consulta, e também, entre os profissionais da área.

Mas, durante a pandemia, o governo federal permitiu que teleorientação, teleinterconsulta e telemonitoramento também sejam realizados usando o aplicativo. 

Assim como  a mesma resolução também estabelece que “as ações de telemedicina de interação à distância podem contemplar o atendimento pré-clínico, de suporte assistencial, de consulta, monitoramento e diagnóstico, por meio de tecnologia da informação e comunicação, no âmbito do SUS, bem como na saúde suplementar e privada”.

Central de Consultas e o Atendimento Online

Aqui na Central de Consultas, estamos sempre atentos ao que há de mais moderno para oferecer a nossos pacientes. Mantendo nossa excelência no atendimento e prezando sempre o acolhimento, oferecemos o nosso serviço de consultas online. Simples, funcional e acessível para todos.

Portanto se você precisa de um Clínico Geral, Ginecologista, Psicólogo ou Psiquiatra, consulte sem sair de casa. Você mesmo escolhe a especialidade, a data e o horário. Receba orientação médica especializada, na palma na sua mão. Em caso de dúvidas, entre em contato conosco através do telefone: (51) 3227 1515.

Compartilhar: