central-de-consultas-logotipo-19-anos

Dicas para manter uma alimentação equilibrada no verão!

Verão e altas temperaturas exigem cuidados redobrados com a alimentação. E fica sempre uma pergunta no ar: “como manter uma alimentação equilibrada no verão?”. Durante essa época é comum que as pessoas procurem alternativas de pratos mais leves, equilibrados e refrescantes para ajudar a combater a sensação de calor e a indisposição que as altas temperaturas trazem. 

É natural que nessa estação mais quente o nosso corpo perca mais água através do suor. Por esse motivo, vamos te dar algumas dicas preciosas de como se alimentar de forma mais saudável e segura e também, truques para o preparo de refeições saborosas. 

Para um planejamento alimentar personalizado e acompanhamento completo, é de grande importância que você consulte um nutricionista. Saiba que, ao contrário do que muitas pessoas pensam, o nutricionista não deve ser procurado apenas quando o objetivo é o emagrecimento, pois é esse profissional que irá traçar estratégias que irão te ajudar a realizar refeições que melhoram o seu dia a dia e sua saúde. Aqui na Central de Consultas, você encontra profissionais qualificados que irão realizar o seu tratamento de forma personalizada e segura.

 

Quer saber como manter uma alimentação equilibrada no verão? Confira agora:

Beba bastante água

A melhor forma de manter a hidratação em dia é por meio da ingestão de líquidos. O consumo de chás, sucos naturais sem açúcar, água de coco, saladas cruas, legumes e frutas também podem auxiliar na hidratação do organismo, mas lembre-se, nada substitui o consumo da água. 

Uma dica legal e saborosa é adicionar pedaços de gengibre, laranja, limão, hortelã e outras frutas para aromatizar a água de acordo com a sua preferência.

Refrigerantes e sucos industrializados não são recomendados, pois têm altos índices de açúcar e sódio. Por isso o consumo deve ser restrito, da mesma forma que as bebidas alcoólicas.

 

Dê preferência aos alimentos naturais

Adotar uma alimentação balanceada é fundamental, independente da estação em que estamos. Nossos nutricionistas ressaltam a importância de priorizar os alimentos in natura (naturais / não processados) ou minimamente processados, tais como:

 

  • Frutas, verduras e legumes, pois são fontes de vitaminas, minerais, fibras e água, além de serem leves e refrescantes nos dias quentes. 
  • Carnes brancas e cortes de carne bovina magra são as mais indicadas. Prepare as carnes grelhadas, cozidas ou assadas e evite as frituras, elas não combinam com o clima quente do verão e são extremamente calóricas.
  • Evite comer alimentos industrializados e congelados em excesso, como salgadinhos, bolachas recheadas e embutidos. Eles costumam apresentar grande quantidade de sódio, gorduras e açúcares.

 

Higiene e conservação

Com as altas temperaturas, os riscos de contaminação dos alimentos ficam maiores e sabemos que consumir alimentos mal higienizados ou mal armazenados podem trazer grandes riscos de intoxicação alimentar.

Reduza o risco da contaminação higienizando corretamente os alimentos, frutas, verduras e legumes. Você pode utilizar uma solução de água sanitária com água filtrada, por exemplo. Utilize uma colher de sopa para cada litro de água, deixe de molho por 15 minutos e depois enxague bem os alimentos.

Não deixe comidas fora da refrigeração após o consumo ou preparo. Elas devem ser guardadas na geladeira para evitar a contaminação.

 

Opte por refeições leves 

Prefira alimentos mais leves e ricos em água e nutrientes, assim, você evita a sensação de cansaço e, não se esqueça, não fique longos períodos sem se alimentar durante o dia para não prejudicar a sua saúde

Evite frituras e alimentos gordurosos, eles costumam deixar a digestão mais lenta podendo levar a sintomas como mal-estar e fadiga, o que são sensações muito comuns durante o verão por conta do calor.

Também é corriqueiro que algumas pessoas tenham menos apetite durante essa época do ano. É importante lembrar de se alimentar corretamente para que seu corpo se mantenha saudável.

 

A alimentação pode ser o ponto de partida para a busca de um equilíbrio para nossas vidas. É na escolha de um alimento que você estabelece o vínculo do que quer para você e para a sua família. Leve uma vida mais saudável. 

Aqui na Central de Consultas, você pode consultar com nutricionistas e já realizar diversos exames para avaliar a situação da sua saúde. Comece hoje mesmo a ter atitudes mais saudáveis! Para agendar sua consulta, ligue: (51) 3227-1515.

Compartilhar: