central-de-consultas-logotipo-19-anos

Como evitar os excessos no final do ano?

Natal passou, mas Réveillon está chegando e sabemos que mesmo com a pandemia, algumas pessoas irão manter as comemorações familiares e encontro com amigos, confraternizações no trabalho e etc. Também sabemos que essas épocas deixam marcas em nosso corpo, como quilinhos a mais e por vezes alguns problemas em nossa saúde e fica sempre uma pergunta no ar: “Como evitar os excessos no final do ano?” 

Por esse motivo, vamos trazer algumas dicas preciosas para que todos possam curtir o final de ano sem comprometer a saúde. Lembre-se que para levar uma vida saudável é necessário manter bons hábitos alimentares e visitas regulares ao médico, com intuito de prevenir qualquer problema. Aqui na Central de Consultas, você encontra diversas especialidades médicas e check-ups preventivos com preços que cabem no seu bolso, afinal, sua saúde deve estar sempre em primeiro lugar.

 

Como cuidar da saúde durante as festas de fim de ano?

Sabemos que uma mesa farta com as delícias de ano novo é irresistível, mas, apesar disso, precisamos ter equilíbrio para não cometer excessos e não sofrer com as consequências depois que as festas passarem, seja com quilos a mais na balança ou mesmo com os problemas do sistema digestivo, tão comuns nessa época.

Uma boa sugestão é montar pratos coloridos, isto é, utilizar legumes, verduras na composição da ceia e utilizar uma variedade de frutas nas sobremesas. Que tal utilizar ervilha, cenoura, brócolis, milho ou abobrinha para incrementar o sabor de suas preparações? É uma excelente opção saudável.

Dê preferência para carnes brancas e magras, e evite ao máximo pratos gordurosos. Quanto aos doces, eles não são proibidos, mas atenção, não abuse! Todo excesso é prejudicial. Prove um pouquinho de cada alimento da mesa, desde que, você não tenha nenhuma restrição alimentar. O bom senso deve prevalecer!

 

Não vá com sede ao pote!

É muito importante que você coma devagar e evite ficar muito tempo sem se alimentar. Coma uma fruta ou beba um suco de frutas, antes de sair de casa. O excesso alimentar pode provocar indigestão, inchaço ou problemas estomacais, por isso é necessário não esquecer da sua dieta nas festas de fim de ano. Ainda assim, você sabe que se precisar, pode agendar uma consulta com a especialidade de gastroenterologia, o importante é não começar o ano com esses problemas. 

Curta o momento! Sabemos que alguns amam (outros nem tanto) esse período de final de ano, mas aproveitar com responsabilidade é sempre a melhor escolha. 

 

Confira algumas outras sugestões saudáveis:

Evite o estresse

Você será o responsável pela preparação da ceia? Então, divida a tarefa com uma ou mais pessoas, assim você evita a sobrecarga de trabalho e uma possível fadiga ou aborrecimento.

 

Tome bastante água

Em dezembro, mês que inicia a temporada do verão, costumamos ter altas temperaturas e tomando no mínimo 2 litros de água por dia, você evita a desidratação. Aproveite para conferir mais algumas dicas de cuidados no verão.

 

Descanse

Se for viajar, descanse bem antes de pegar a estrada. Estar atento é extremamente necessário, principalmente nesse período onde muitas pessoas se deslocam.  

Se você sentir qualquer desconforto, procure atendimento médico especializado. Aqui na Central de Consultas, você encontra uma equipe multidisciplinar e qualificada para prevenir e tratar problemas que podem ter perdurado. 

 

Você também pode realizar consultas e exames para tratar sua saúde por completo. Entre em contato e agende a sua consulta pelo: (51) 3227-1515.

 

Compartilhar: