central-de-consultas-logotipo-19-anos

Check-up preventivo: o que é e qual sua importância?

Check-up preventivo

Quando falamos em estilo de vida saudável, o que vem à sua cabeça? Alimentação saudável e a prática contínua de exercícios físicos, correto? Claro que ambos colaboram muito, mas ser saudável vai muito além disso, envolve, principalmente, a realização periódica de consultas e exames médicos. Fazer check-up preventivo é muito importante, pois permite avaliar seu estado de saúde de forma completa e aprofundada.

 

O check-up preventivo, auxilia na detecção de possíveis alterações no organismo. E atenção, muitas delas não apresentam qualquer tipo de sintoma e só são descobertas por meio da realização desses exames periódicos. O diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do tratamento da maioria das doenças. Por isso, a importância de realizar check-ups regularmente, de preferência, a cada ano ou conforme orientação médica.

 

Leia mais: Saúde mental e isolamento social: como está sendo a sua quarentena? 

 

Confira agora 3 motivos para realizar check-ups preventivos:

 

Prevenção de doenças

Muitas doenças são assintomáticas, mas com a realização de exames preventivos, podem ser detectadas de forma precoce. Por isso, a importância de fazer um acompanhamento médico constante. Seja qual for a doença, o tratamento é mais eficaz e tem maior chance de sucesso quando começa cedo. Por isso, prevenir é sempre a melhor escolha

 

Histórico familiar

Conhecer seu histórico de saúde familiar é o primeiro passo para a prevenção e a detecção antecipada de doenças. Pessoas que possuem casos na família de doenças cardiovasculares ou câncer, por exemplo, podem ter maior chance de também desenvolverem essas enfermidades. Nesses casos, a avaliação deve começar cedo, e a realização do check-up médico uma vez por ano é de extrema importância.

 

Idade

Com o avançar dos anos, todo o corpo se transforma: o sistema imunológico fica mais vulnerável, assim como a capacidade de recuperação, tornando a pessoa mais propensa a desenvolver doenças. Por isso, a partir dos 40 anos, você deve ter maior atenção à sua saúde, e aos 60 anos, procurar um geriatra pode ser a melhor alternativa. Esse médico tem como foco a prevenção e o tratamento de doenças associadas ao envelhecimento. 

 

Saúde da mulher e cuidados ginecológicos

Além dos exames de rotina, as mulheres precisam de atenção redobrada com as especificidades do seu corpo. Para isso, devem ser realizados anualmente exames como o papanicolau, que identifica alterações no colo do útero, e a mamografia, que permite a identificação de nódulos na mama em estágio inicial, entre outros.

 

A maioria desses exames é realizada de forma rápida, ágil, segura e exige procedimentos de preparo simples, que afetam pouco a rotina do paciente.

 

Leia mais: A importância dos exames preventivos para a saúde das mulheres

 

Na Central de Consultas você encontra o Check-up Mulher, que fornece atendimento especializado e de qualidade por um valor acessível. O check-up contempla uma consulta com ginecologista e ainda a realização de 9 exames laboratoriais.

 

Além do Check-up Saúde e do Check Up Mulher, você encontra ainda o Check-up Pré-Natal, Pacotes Odontológicos e Check-up OdontoKids. Tudo para cuidar da sua saúde de forma completa, segura e com condições acessíveis.

 

Oferecemos toda assistência médica e odontológica com condições que cabem no seu bolso. Conte conosco e mantenha sua saúde sempre em primeiro lugar. Entre em contato e agende uma consulta: (51) 3227.1515. Se preferir, você pode fazer o pré-agendamento da sua consulta, exame ou check-up médico diretamente pelo site, através deste link: www.centraldeconsultas.med.br/pre-agendamento.

Compartilhar: