central-de-consultas-logotipo-19-anos

Check-Up Mulher: qual a sua importância?

Primeiramente, costumamos reforçar aqui em nossos conteúdos de blog que exames preventivos são essenciais para o diagnóstico precoce de doenças. No entanto, o Check-up Mulher ainda não está presente na rotina de várias mulheres.

Embora alguns dados do Ministério da Saúde comprovam que as mulheres costumam cuidar mais da saúde do que os homens, muitas delas deixam de lado o check-up regular e procuram o médico somente quando sentem algum desconforto ou problema. 

Entretanto, é importante realizar o Check-Up mulher pelo menos 1 vez por ano, ainda que não haja sintomas de doenças, desconfortos e problemas a investigar.

Check-up mulher na prevenção de doenças

O Check-up, portanto, permite ao médico aconselhar a paciente sobre a adoção de medidas preventivas na sua rotina, como ter uma alimentação saudável, praticar exercícios físicos regularmente, dormir bem, tomar certos cuidados com a saúde e dentre outros.

As mulheres apresentam algumas peculiaridades relacionadas a saúde, o que requer um cuidado maior e a necessidade de realização de checkups periódicos, que variam de acordo com a idade e estilo de vida de cada uma. Desse modo, os exames periódicos permitem diagnosticar possíveis alterações precocemente, aumentando as chances de sucesso nos tratamentos.

As doenças que mais causam problemas de saúde em mulheres que podem ser prevenidas ou tratadas são:

  • Doenças Cardiovasculares;
  • Câncer de mama;
  • Câncer de colo de útero; 
  • Osteoporose

Principais exames do Check-up

Portanto, os principais exames que devem estar presentes na rotina das mulheres são os seguintes:

Citopatológico (CP)

Também conhecido como Papanicolau, esse exame é realizado para detectar alterações nas células do colo do útero.

Hemograma + Plaquetas

Este exame serve para avaliar a saúde geral. Ou seja, ajuda a identificar doenças como leucemia, anemia e infecções bacterianas ou virais, como também alergias e hemorragias.

EQU – Exame qualitativo de urina

Utilizado para avaliação da função renal e urinária, podendo auxiliar no diagnóstico e tratamento. Neste exame é feito o exame físico, químico e de sedimento da urinário, para identificar possíveis patógenos e estruturas presentes na urina.

Glicose de jejum

O exame de glicemia em jejum serve para medir o nível da glicose na circulação sanguínea do paciente.  O exame é utilizado para investigar possíveis casos de diabetes.

Creatinina 

À medida que os rins começam a perder função, os níveis de creatinina no sangue se elevam. Desse modo, isso ocorre porque essa molécula é constantemente produzida pelas células musculares e, ao mesmo tempo, eliminada exclusivamente pelos rins. Em condições normais, os níveis de creatinina no sangue permanecem sempre baixos.

Triglicerídeos

Esse exame mede a quantidade de triglicerídeos no sangue, que são uma forma de gordura e uma fonte de energia importante para o corpo. A maior parte dos triglicerídeos se encontram no tecido gorduroso (adiposo) do corpo, mas uma quantidade circula no sangue para fornecer energia para os músculos.

Apesar das razões para que não sejam bem compreendidas, níveis altos de triglicerídeos no sangue estão associados a um risco aumentado de doença cardiovascular.

Colesterol Total + HDL + LDL

Os exames de colesterol total e suas frações, medem a quantidade dessa molécula e de seus subtipos na circulação. As porções mais famosas são o HDL (colesterol bom) e o LDL (o ruim).

Em conjunto com outros fatores, os exames servem principalmente para calcular o risco de entupimentos nas artérias e doenças cardiovasculares em decorrência do colesterol. Se os níveis de LDL no sangue estão altos, o médico sugere mudanças no estilo de vida do paciente e, até mesmo, medicações. 

Assim sendo, aqui na Central de Consultas, sabemos da importância dos exames preventivos para as mulheres e, por isso, temos o Check-Up Mulher. Com ele, você realiza uma consulta com a área de Ginecologia, realiza o exame cito-patológico e mais 8 exames laboratoriais para identificar problemas e doenças em diversas fases.

Além disso, oferecemos assistência médica e odontológica de qualidade e com condições que cabem no seu bolso. Conte conosco e mantenha sua saúde sempre em dia!

Portanto, agende sua consulta diretamente pelo nosso site, www.centraldeconsultas.med.br/agenda ou, se preferir, entre em contato pelo (51) 3227.1515. Você também pode marcar a sua consulta diretamente pelo WhatsApp, basta mandar um “Oi” para o (51) 3227.1515 e realizar o agendamento da sua consulta.

Compartilhar: