central-de-consultas-logotipo-19-anos

Campanha de Vacinação contra a gripe 2020

A campanha contra a gripe iniciou recentemente, no dia 23 de Março. Essa é a 22ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, e o Ministério da Saúde inverteu a ordem de público-alvo e adiantou a campanha em motivo da pandemia que vem assolando o mundo – o coronavírus.

São 41 mil postos de saúde abertos para vacinação contra a gripe. A campanha terá um total de três fases e a meta é vacinar, pelo menos, 90% de cada um desses grupos, até o dia 22 de Maio.

Quer saber mais sobre o assunto? Leia o artigo e fique por dentro!

vacina-gripe-2020

Primeira fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe

A primeira fase da campanha de 2020 segue até o dia 15 de Abril. Devido a circulação do coronavírus no país, essa fase inicial é destinada para os idosos acima dos 60 anos e profissionais da área da saúde, que atuam na linha de frente do atendimento à população.

O Ministério da Saúde pede para que pais e responsáveis não levem as crianças aos postos de saúde para a vacinação de rotina, a fim de evitar o contato de crianças e idosos neste período.

Cada estado e município tem adotado estratégias para diminuir a concentração de pessoas. Alguns municípios montaram uma operação drive thru para que os idosos, que fazem parte do grupo de risco do coronavírus, sejam imunizados sem precisarem sair do carro.

Para tomar a vacina, a orientação é levar o Cartão do SUS e a Carteira de Vacinação. No entanto, mesmo sem esses documentos e mediante a apresentação do RG, dá para tomar a vacina.

 

Segunda e terceira fase da Campanha Nacional de Vacinação

A segunda fase terá início dia 16 de Abril e priorizará a vacinar doentes crônicos, professores da rede pública e privada e profissionais das forças de segurança e salvamento.

A última fase tem início de 9 de Maio, que também é o dia D, com objetivo de vacinar crianças de 6 meses a menores de 6 anos, grávidas, mães no pós parto, pessoas com deficiência, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e adultos de 55 a 59 anos.

 

Coronavírus: como o COVID-19 interferiu na Campanha de Vacinação de 2020?

A campanha, que iria ter início em Abril, foi adiantada para Março por conta do novo coronavírus que circula no país.

Mas a vacina contra a gripe protege contra o coronavírus?

Não. A vacina contra a gripe protege apenas contra: Influenza A (H1N1), Influenza B e Influenza A (H3N2).

Apesar da vacina não proteger do Sars-CoV-2, vírus responsável por desencadear o Covid-19, ela impede uma sobrecarga do sistema respiratório que agravaria em um eventual ataque do novo coronavírus.

Além disso, a vacinação ajuda a diferenciar entre a gripe e a Covid-19, já que os dois possuem sintomas parecidos. Caso o paciente tenha recebido a dose e apresente sintomas como tosse e falta de ar, provavelmente não é o vírus Influenza que está causando e o médico poderá solicitar um exame para confirmar se há a presença do coronavírus.

 

A dose facilita o diagnóstico da Covid-19. Vacine-se!

Durante o Coronavírus, a Central de Consultas segue como sua principal alterativa. para atendimento de casos não relacionados ao vírus. Para mais informações, entre em contato.

 

 

Compartilhar: