central-de-consultas-logotipo-19-anos

Alimentação saudável no inverno

O inverno chegou com tudo aqui no Rio Grande do Sul e, com ele, aquela vontade de comer tudo o que tem na dispensa. Mas fique tranquilo, não é só você que come mais nos dias frios, há uma explicação científica para isso — com o frio, precisamos de mais energia para mantermos a temperatura do corpo estável e, consequentemente, de uma quantidade maior de alimentos. Mas cuidado, sua saúde merece atenção o ano todo, então confira algumas dicas de como manter sua alimentação saudável no inverno.

 

Nesse período é importante redobrar a atenção com o que comemos. Ficamos propensos a cometer exageros nas refeições, ao mesmo tempo que ficamos vulneráveis a algumas doenças sazonais. Ou seja, manter uma alimentação equilibrada é seu aliado número 1 para aumentar a imunidade e evitar esses problemas incômodos. 

 

Como manter sua alimentação saudável no inverno

 

Aposte nas sopas

Mesmo que sejam pratos um tanto contraditórios, caldos e sopas são pratos típicos do inverno e ótimas opções para incluir no cardápio. Além disso, eles podem ser muito nutritivos e excelentes aliados da saúde, quando bem preparados. O uso de produtos in natura e integrais nos preparos, aumentando a sensação de saciedade (causada pelas fibras) e evita exageros. Ou seja, o recomendado é combinar vegetais e legumes para deixar a refeição ainda mais nutritiva.

 

Inclua gorduras boas

Um excelente item para incluir nas pequenas refeições do dia são as oleaginosas. Isso porque, elas são ricas em nutrientes e auxiliam no controle do nível do colesterol ruim e bom. Por serem práticas, elas vão ajudar a diminuir o consumo de doces e de salgados que causam o aumento do nível de colesterol ruim.

 

Existem muitas formas de utilizar as oleaginosas nas refeições. Você pode salpicar sobre saladas de frutas, vitaminas, iogurtes, caldos e sopas, além de comer como lanche entre uma refeição e outra

 

Chia, amendoim, linhaça, castanhas, amêndoas, gergelim, entre outros, são excelentes opções, tornando suas refeições mais saudáveis, nutritivas e gostosas

 

Não esqueça das frutas

É comum as frutas desaparecerem dos cardápios nos dias mais frios, mas esse é um erro. Por isso, para as refeições intermediárias, aposte no consumo de frutas da estação. Uma boa alternativa é optar por frutas secas e cristalizadas, elas são mais práticas para carregar e não vão deixar você perder os nutrientes e as vitaminas que elas oferecem.

 

Beba água

Com o clima frio, a vontade de beber água pode não aparecer tanto quanto no verão mas, independentemente da estação do ano, a água desempenha um importante papel no organismo. Além de regular a temperatura corporal, ela auxilia no transporte de nutrientes, na digestão, na saúde e hidratação da pele e em muitas funções do corpo. Por esses motivos, beba água mesmo quando não sentir sede. Leve sempre junto uma garrafinha, esse ato ajuda você a não esquecer! 

 

Chás e sucos

Aproveite a estação para beber chás e sucos de frutas naturais, principalmente as que são fonte de vitamina C, pois essas bebidas ajudam a reforçar o sistema imunológico. Os chás ainda podem exercer a função de auxiliar o sistema digestivo e o controle de peso. Mas é importante ficar atento na hora de adoçar suas bebidas para não cometer exageros. Se não conseguir beber sem adoçar, aposte no açúcar de coco ou mascavo.

 

Curta o inverno

Invista na qualidade das refeições e não somente na quantidade. Essa é a dica mais valiosa para manter sua alimentação saudável no inverno. Substituir alguns alimentos vai ajudar no dia a dia. Escolha massa integral quando bater aquela vontade de uma macarronada. Opte pelos chocolates mais amargos, quando quiser comer algum doce. Uma taça de vinho pode, mas não abuse e tome a garrafa toda. Cuide do seu corpo e mantenha a sua saúde e bem-estar em dia.

 

O inverno também pede cuidado especial com a pele. E a alimentação pode ser uma importante aliada contra os problemas do frio. A pele tem uma relação direta com a nutrição celular, por isso, comendo o que faz bem, ajudamos a manter a pele bonita e cheia de saúde o ano inteiro – especialmente durante o inverno, essa é a época onde mais ocorre ressecamento e envelhecimento da pele.

 

Leia mais: Cuidados com a pele no inverno

 

E, por fim, saiba que existe um profissional que pode ajudar você a passar por qualquer estação do ano comendo bem e de forma prazerosa, esse é o nutricionista. Ele vai entender suas necessidades, sua rotina e vai encaixar dieta mais gostosa e saudável possível, feita especificamente para você. Agende sua consulta aqui na Central de Consultas. Temos uma equipe de nutricionistas especializados prontos para ajudar você. 

 

Oferecemos assistência médica e odontológica de qualidade e com condições que cabem no seu bolso. Conte conosco e mantenha sua saúde sempre em dia

 

Agende sua consulta diretamente pelo nosso site, www.centraldeconsultas.med.br ou, se preferir, entre em contato pelo: (51) 3227.1515.

 

Compartilhar: