central-de-consultas-logotipo-19-anos

A importância dos exames laboratoriais

A importância dos exames laboratoriais

Consultas regulares com médicos são de extrema importância para os cuidados com a saúde. É necessário manter essa rotina pois ela ajuda a identificar e prevenir doenças, antes mesmo do surgimento dos primeiros sintomas, e um dos principais aliados dos médicos são os exames laboratoriais.

A frequência com que as consultas e exames devem ser realizadas é variável e depende da idade do paciente e, também, de seu histórico médico. Em algumas situações pode variar de 6 em 6 meses ou, até mesmo, a cada 2 anos, em caso de adultos saudáveis.

Ao realizar uma consulta de rotina, além de exames físicos feitos pelo próprio médico em consultório, é provável que ele solicite outros, os exames laboratoriais, tão importantes para o diagnóstico de várias deficiências ou doenças que nosso corpo pode apresentar. 

 

Entre os exames mais realizados pela Central de Consultas estão:

– Hemograma;
– Glicemia;
– Ácido úrico;
– Uréia e creatinina;
– Colesterol e triglicerídeos;
– Urocultura;
– Fezes;
– TGO e TGP;
– TSH e T4 livre;
– GGT (Gama-glutamiltransferase);
– Fosfatase alcalina e outros.

 

Saiba mais sobre os principais exames:

 

Hemograma

Mais conhecido como exame de sangue, o hemograma é um dos exames mais comuns que são solicitados e, com ele, é possível avaliar as hemácias (ou glóbulos vermelhos e, quando o nível está abaixo do normal, pode estar relacionado à anemia), os leucócitos (ou glóbulos brancos, que são as células de defesa do nosso organismo e sua alteração pode estar relacionada a processos infecciosos ou leucemia, em casos mais agudos) e as plaquetas (que são responsáveis pela coagulação sanguínea, entretanto, a elevação do número de plaquetas pode acarretar na formação de trombos e a baixa quantidade pode gerar sangramentos no paciente).

 

Colesterol

Como sabemos, o colesterol total é avaliado a partir da soma do colesterol bom (HDL)  e o colesterol ruim (LDL e VLDL).

O HDL, mais conhecido como colesterol bom, deve ter um número satisfatório e sempre mais elevado. Já LDL e VLDL dizem respeito ao colesterol ruim, são eles os responsáveis pelo aumento do risco de doenças como, por exemplo, o infarto, o nível dele deve ser mantido sempre baixo, para não prejudicar a saúde.

Quando o colesterol ruim anda em excesso pela circulação, provoca um acúmulo nos vasos sanguíneos, que pode entupi-los ou formar trombos. Esse é o estopim para o infarto e o acidente vascular cerebral. 

As taxas ideais de LDL variam de pessoa para pessoa, segundo a diretriz da Sociedade Brasileira de Cardiologia. Quem tem maior risco de sofrer um ataque cardíaco deve mirar níveis especialmente baixos dessa molécula. Mudanças no estilo de vida e remédios entram em cena para controlá-los. 

 

Ureia e creatinina

Com esses exames, é possível avaliar a função renal do paciente e o volume de sangue que os rins são capazes de filtrar por minuto.

Quando os rins do paciente começam a funcionar de forma inadequada e a sua capacidade de filtrar o sangue fica afetada, as concentrações de ureia e creatinina no sangue tendem a se elevar. Quanto mais alta for a creatinina sanguínea, mais grave é a insuficiência renal.

 

Glicose em jejum

O exame de glicemia em jejum serve para medir o nível da glicose na circulação sanguínea do paciente. É necessário estar de 8 a 12 horas de jejum, sem consumir nenhum tipo de alimento ou bebidas, apenas água é permitido. O exame é utilizado para investigar possíveis casos de diabetes e para controle da doença.

 

TGO (AST) TGP (ALP)

O passo inicial para detectar problemas no fígado é um exame de sangue para determinar a presença de certas enzimas, comumente chamadas de transaminases. Em circunstâncias normais, essas enzimas residem dentro das células do fígado. Mas quando o fígado está com problemas, elas são derramadas no fluxo de sangue.

Entre as enzimas mais representativas estão as transaminases. Elas incluem a aminotransferase de aspartate (AST ou SGOT ou TGO ou GOT) e a aminotransferase de alanine (ALT ou SGPT ou TGP ou GPT). Essas enzimas normalmente são contidas dentro das células do fígado. Se o fígado estiver com algum problema, as células derramam as enzimas na corrente sanguínea, elevando os níveis das enzimas no sangue e sinalizando o problema que possa existir.

 

TSH e T4 livre

Esses exames têm o objetivo de avaliar a função da tireoide. Este pequeno órgão está localizado na região anterior do pescoço e é responsável pelo controle do metabolismo humano. Alterações podem auxiliar no diagnóstico de hiper ou hipotireoidismo.

O exame de T4 livre é solicitado pelo endocrinologista em situações como: Resultado alterado do exame de TSH, fraqueza, diminuição do metabolismo e cansaço, podendo ser indicativo de hipotireoidismo ou em casos de nervosismo, aumento do metabolismo, aumento do apetite, podendo indicar hipertireoidismo.

 

Fosfatase alcalina

Enzima presente nos canais biliares, usada para avaliar a dosagem de fosfatase alcalina no sangue e que ajuda a conhecer o funcionamento do fígado e dos canais biliares. Alterações nessa enzima podem indicar lesão hepática como, por exemplo, hepatite, ou pode estar relacionada ao aumento das células ósseas (comum após fraturas ou doenças dos ossos) ou, também, pode estar elevada no caso da gestação ou do hiperparatioidismo.

 

PCR (proteína C-reativa)

O exame que mede a dosagem de proteína C reativa (PCR) e a elevação desta proteína no organismo está relacionada a processos infecciosos ou doenças inflamatórias. O exame busca avaliar o risco de doença cardiovascular, como infarto e derrame cerebral. Porém, é um resultado inconclusivo quando analisado sozinho, devendo ser associado a outros exames para um diagnóstico satisfatório.

 

Exame de fezes

O exame parasitológico de fezes ajuda a entender melhor as dores de estômago, por exemplo, ou confirmar a suspeita de que algum parasita, como a lombriga, instalou-se no sistema digestivo. Existe também a pesquisa de sangue oculto nas fezes, teste que detecta possíveis tumores e outros males intestinais.

 

Urocultura

A urocultura, também chamada de cultura de urina ou urinocultura, é um exame que tem como objetivo confirmar a infecção urinária e identificar qual o microrganismo responsável pela infecção, o que ajuda a determinar o tratamento mais adequado. 

 

Com exames simples, é possível avaliar as mais diversas funções do nosso corpo por completo. Por isso os exames laboratoriais são tão importantes. Aqui na Central de Consultas, você tem acesso a consultas e exames de forma acessível. O mais importante para nós é oferecer saúde que cabe no seu bolso. Entre em contato através do telefone: (51) 3227.1515 e agende a sua consulta ou exame.

Compartilhar: