A importância do Check-Up Mulher

Costumamos sempre reforçar aqui em nossos conteúdos de blog que exames preventivos são essenciais para o diagnóstico precoce de doenças. No entanto, o Check-up Mulher ainda não está presente na rotina de muitas.   Embora alguns dados do Ministério da Saúde comprovam que as mulheres costumam cuidar mais da saúde do que os homens, muitas […]

Marketing Central de Consultas

jan 06, 2022

Costumamos sempre reforçar aqui em nossos conteúdos de blog que exames preventivos são essenciais para o diagnóstico precoce de doenças. No entanto, o Check-up Mulher ainda não está presente na rotina de muitas.

 

Embora alguns dados do Ministério da Saúde comprovam que as mulheres costumam cuidar mais da saúde do que os homens, muitas acabam deixando de lado o check-up regular e procuram o médico somente quando sentem algum desconforto ou problema. 

 

É importante realizar o Check-Up mulher pelo menos 1 vez por ano, ainda que não haja sintomas de doenças, nem desconfortos, nem problemas maiores a investigar. Prevenir é essencial para a saúde.

 

Check-up mulher na prevenção de doenças

O Check-up permite ao médico aconselhar a paciente sobre a adoção de medidas preventivas na sua rotina, como ter uma alimentação saudável, praticar exercícios físicos regularmente, dormir bem, tomar certos cuidados com a saúde, dentre outros.

As mulheres apresentam algumas peculiaridades relacionadas a saúde, o que requer um cuidado maior e a necessidade de realização de Check-ups periódiocos, que variam de acordo com a idade e estilo de vida de cada uma. Por isso, os exames periódicos são tão necessários, afinal, eles permitem diagnosticar possíveis alterações de forma precoce, aumentando as chances de sucesso nos tratamentos.

 

As doenças que mais causam problemas de saúde em mulheres e são, ao mesmo tempo, passíveis de serem prevenidas ou tratadas são:

 

  • Doenças Cardiovasculares;
  • Câncer de mama;
  • Câncer de colo de útero; 
  • Osteoporose

Principais exames do Check-up Mulher

Os principais exames que devem estar presentes na rotina das mulheres são:

Citopatológico (CP)

Também conhecido como Papanicolau, esse exame é realizado para detectar alterações nas células do colo do útero

 

Hemograma + Plaquetas

Este exame serve para avaliar a saúde de uma maneira geral. Ajuda a identificar doenças como leucemia, anemia e infecções bacterianas ou virais. Alergias e hemorragias também podem ser detectadas no hemograma.

 

EQU – Exame qualitativo de urina

Utilizado para avaliação da função renal e urinária, podendo auxiliar no diagnóstico e tratamento. Neste exame é feito o exame físico, químico e de sedimento da urinário, procurando identificar possíveis patógenos e estruturas presentes na urina.

 

Glicose de jejum

O exame de glicemia em jejum serve para medir o nível da glicose na circulação sanguínea do paciente. É necessário estar de 8 a 12 horas de jejum, sem consumir nenhum tipo de alimento ou bebidas, apenas água é permitido. O exame é utilizado para investigar possíveis casos de diabetes e para controle da doença.

 

Creatinina 

À medida que os rins começam a perder função, os níveis de creatinina no sangue se elevam. Isso ocorre porque essa molécula é constantemente produzida pelas células musculares e, ao mesmo tempo, eliminada exclusivamente pelos rins e, em condições normais, os níveis de creatinina no sangue permanecem sempre baixos.

 

Triglicerídeos

Esse exame mede a quantidade de triglicerídeos no sangue, que são uma forma de gordura e uma fonte de energia importante para o corpo. A maior parte dos triglicerídeos se encontra no tecido gorduroso (adiposo) do corpo, mas uma quantidade circula no sangue para fornecer energia para os músculos.

 

Embora as razões para isso não sejam bem compreendidas, níveis altos de triglicerídeos no sangue estão associados a um risco aumentado de doença cardiovascular.

 

Colesterol Total + HDL + LDL

Os exames de colesterol total e suas frações, medem a quantidade dessa molécula e de seus subtipos na circulação. As porções mais famosas são o HDL, também chamado de colesterol bom, e o LDL, o ruim.

 

Em conjunto com outros fatores, os exames servem principalmente para calcular o risco de entupimentos nas artérias e doenças cardiovasculares em decorrência do colesterol. Se os níveis de LDL no sangue estão altos, o médico pode sugerir mudanças no estilo de vida do paciente e, até mesmo, medicações.

 

Aqui na Central de Consultas, sabemos da importância dos exames preventivos para as mulheres e, por isso, temos o Check-Up Mulher, com ele você realiza uma consulta com a área de Ginecologia, realiza o exame citopatológico e mais 8 exames laboratoriais essenciais para identificar problemas e doenças em diversas fases.

Oferecemos assistência médica e odontológica de qualidade e com condições que cabem no seu bolso. Conte conosco e mantenha sua saúde sempre em dia!

Agende sua consulta diretamente pelo nosso site, www.centraldeconsultas.med.br/agenda ou, se preferir, entre em contato pelo (51) 3227.1515. Você também pode marcar a sua consulta diretamente pelo WhatsApp, basta mandar um “Oi” para o (51) 3227.1515 e realizar o agendamento da sua consulta.

Leia também

Agende sua consulta pelo WhatsApp